top of page

Como é bom termos a música em nossas vidas

        A música pode ser pensada como possibilidade de construção e expressão da subjetividade, atuando sobre o homem nas suas dimensões afetiva, psicológica, intelectual e fisiológica. A música é utilizada para fortalecer um apelo, por exemplo, serve de objeto de identificação para os sujeitos que a escutam, como as músicas religiosas, profanas e militares. Portanto, a música não traz uma significação inerente a si mesma, mas suas significações dependem das relações estabelecidas entre os sujeitos e os sentidos, bem como das relações entre os sujeitos e a ordem sócio-cultural mais ampla (MAHEIRIE,2001)

        Existe uma forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida:

  • Autodisciplina

  • Paciência

  • Sensibilidade

  • Coordenação

  • Capacidade de memorização e de concentração 

 

        Tudo isso são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo.

         Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.

         O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar dos ensaios, e praticar música em conjunto.

          A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contacto com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.

          A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre frequentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde, os encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática de há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros.

          A sua filha ou filho vai aprender a gostar de ouvir música, adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física, adquirir comportamentos e autoconfiança. As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente, aumentar a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Fonte: http://www.escola-musica.com/beneficios-da-musica.html

bottom of page