top of page

Histórico

 

Também chamada de Banda das Flores ou Banda do Alto da Cruz, esta corporação musical nasceu para abrilhantar as festividades religiosas após a reedificação da Capela do Senhor Bom Jesus das Flores no Taquaral, em 1932. Para organizar a Banda, o Sr. José Godinho dos Santos convidou músicos da cidade, pessoas com algum conhecimento musical e jovens para se iniciarem como aprendizes. Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de compra de antigas bandas musicais extintas, e para mestre foi convidado o Sr. Vicente Aniceto, músico militar, trombonista e trompetista do 10º Batalhão de Caçadores de Ouro Preto.

 

O repertório musical, composto principalmente de valsas, marchas e dobrados, era obtido copiando música de outras corporações ou de amigos que traziam partituras de outras localidades. Para formar o acervo da Sociedade, uma cópia completa era depositada no arquivo e, a partir desta, cada músico copiava a parte relativa ao seu instrumento. A primeira apresentação oficial da Sociedade foi em 17 de Setembro de 1932, dia do Senhor Bom Jesus das Flores. Depois de inaugurada, a Sociedade passou a se apresentar em festas religiosas contratadas pelas Irmandades ou pelas comissões de festas. Também tocavam no Carnaval de rua e em clubes.

 

A Sociedade Musical é registrada como sociedade civil de caráter filantrópico, ela se mantém com a mensalidade dos sócios, quantias resultantes de tocatas e apresentações em festas religiosas, retretas e festas populares. O dinheiro arrecadado é empregado pela diretoria para cópia das músicas, uniforme dos integrantes, compra e reforma de instrumentos musicais, manutenção da sede e, em casos inevitáveis, auxílio aos músicos. Na dificuldade ou na bonança, a Sociedade segue até os dias de hoje trazendo alegria por onde passa.

 

 

 

bottom of page